Este é um espaço do Batalhão de Caçadores 5010/74 que em Setembro de 1974 nasceu em Chaves, foi organizado em Viana do Castelo, actuou na zona de Maquela do Zombo e operou em Luanda até Outubro de 1975
Domingo, 29 de Março de 2009
Número 347 da Revista Combatente
O primeiro número do corrente ano de 2009 da Revista da Liga dos Combatentes "Combatente" já saíu. Trata-se da publicação Trimestral - Edição 347 - Março 2009. Para aceder ao conteúdo on-line da mesma visite o Site da Liga em: Revista do Combatente
Neste número destaca-se:
CEAMPS: Durante o ano de 2008 a Liga dos Combatentes, através dos seus Núcleos, prestou apoio a 140 famílias carenciadas e em risco de exclusão social. Desde Novembro de 2008 que o CEAMPS da Liga dos Combatentes participa num encontro mensal do grupo de reflexão sobre o fenómeno dos sem-abrigo, organizado pelo Movimento ao Serviço da Vida, onde estão representantes de outras instituições: Câmara Municipal de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, AMI, Médicos do Mundo, Segurança Social de Lisboa, Abrigo da Graça, entre outras.
Farim: Na sequência da primeira Acção de Intervenção realizada na Guiné-Bissau, em Março de 2008, onde foram exumados 11 corpos de Combatentes portugueses, realizou-se em Dezembro último, uma outra, em Farim. Foi realizada a exumação e deposição dos restos mortais em Bissau, de mais 13 Combatentes, em cerimónia em que participaram entidades governamentais da Guiné-Bissau e do Corpo Diplomático português.
Esta acção de intervenção, bem como a anterior, realizou-se ao abrigo do protocolo celebrado entre a Liga dos Combatentes, o Instituto de Defesa Nacional, da República da Guiné-Bissau, a Universidade de Coimbra e o Instituto Nacional de Medicina Legal. Esta missão, foi chefiada pelo Vice--Presidente da Liga dos Combatentes, Major-General Carlos Lopes Camilo, que veio a falecer, de modo inesperado, poucos dias após ter regressado a Lisboa.
Foi constituída por uma “Equipa de Missão” (4 elementos) que se ocupou de todos os aspectos relacionados com planeamento e execução, e por uma equipa técnica (5 elementos) chefiada pela Antropóloga Prof. Dr.ª Eugénia Cunha, que se ocupou da exumação dos militares, de acordo com as técnicas forenses.
Nota de Abertura
Este blogue está aberto à contribuição de todos, e o enriquecimento do mesmo será feito com o contributo daqueles que estiveram nomeadamente nas e com as Companhias do BC5010/74. Sendo que a 1.ª Companhia após a desmobilização realizou o seu 1.º Encontro em 1998.
Enviem-nos tudo o que tiverem sobre Encontros/Convívios realizados, Fotos e Imagens de Lazer (civil) e de Missão (militar), bem como Documentação Interessante que possuam para ser divulgada.
Queremos aqui publicar Histórias de Acontecimentos, em que estiveram presentes, a que assistiram e em que participaram ou não, bem como Endereços de Sites que possam ter interesse serem divulgados. Contamos com a vossa colaboração.